A HISTEDUP

História

A Associação de História da Educação de Portugal – HISTEDUP é uma “associação sem fins lucrativos” criada em 5 de fevereiro de 2015 para dar sequência à secção de História da Educação da SPCE.

A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) foi fundada em 1990 e, desde o início, permitiu a criação de secções que de forma mais específica desenvolvessem atividades no seu quadro científico mais circunscrito. A História da Educação sempre se afirmou com uma identidade própria dentro da SPCE, organizando e promovendo encontros nacionais e internacionais na sua área.

A multiplicação de investigações e investigadores que procuraram dar sustentabilidade a esta área, permitiu multiplicar intercâmbios, colaborações e, ultimamente, filiações em organismos internacionais de referência. Neste novo quadro institucional e organizativo, tornou-se urgente corporizar o desejo de muitos dos membros da anterior secção, numa associação com identidade jurídica e independência organizativa que nos colocasse na minha linha de reconhecimento de outras Associações e Sociedades Internacionais.

Não desvirtuando a herança da anterior secção de História da Educação da SPCE, mas formalizando este novo passo institucional, a HISTEDUP é hoje uma Associação reconhecida a nível internacional e nacional como congregando o conjunto de investigadores que trabalham e produzem resultados científicos na área de História da Educação, centrando-se particularmente na realidade portuguesa, seja de forma mais específica, seja numa vertente, cada vez mais, comparativa.

Espaço de reunião, motivação, congregação de esforços e lançamento de desafios, em particular para os mais jovens, eis o grande desafio a que a HISTEDUP procura hoje responder.

 

 

 

 


Comments are closed.